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Estabilidade para embarcações até 300AB (Ref: 4889540)
Útil para candidatos a Capitão Amador.
Estabilidade de Embarcações até 300AB traz para todos os HOMENS DO MAR que navegam em barcos de pequena tonelagem o conhecimento indispensável ....
Disponibilidade: Indisponível
por R$ 55,00
em 4x de R$ 13,75 s/ juros
*promoção válida até 25/01/2014
Descrição longa
O Comandante Miranda volta a enriquecer a nossa bibliografia marítima com mais um útil e belo livro/ em que transmite, de forma clara e didática, os seus conhecimentos marinheiros.

Um livro sobre estabilidade de embarcações de pequena tonelagem e absolutamente oportuno.
Grande parte dos acidentes envolvendo embarcações pequenas/ notadamente na pesca, no turismo e nas hidrovias da região amazônica/ tem como causa a má distribuição de pesos a bordo/ em prejuízo da estabilidade.

O Comandante Miranda aborda o assunto com simplicidade e maestria, objetivando o público que lida com as embarcações menores/ na sua maioria avesso às teorias e receptivo às abordagens descomplicadas dos problemas encontrados no seu dia a dia.
E certo que os leitores ficarão deliciados com mais esta viagem pelo fecundo conhecimento naval na companhia do Comandante Miranda.

Expedito José P. Damasco
Prático do Estado do Rio de Janeiro

PREFÁCIO

Já há algum tempo face às dificuldades de termos publicações sobre "Estabilidade de Embarcações" que se adequassem as necessidades básicas dos diferentes públicos envolvidos em estudar tal assunto e estimulado pela Diretoria de Portos e Costas do Comando da Marinha decidi enfrentar a tarefa de produzir tal documento.

Tal publicação deveria servir de orientação inicial para os estudantes de nossas Marinhas de Guerra e Mercante, bem como, para os nossos amadores náuticos e comandantes e tripulantes dos nossos barcos de pesca e transportes fluviais onde encontramos o maior índice de acidentes marítimos - muitos deles com perdas de vida - por não seguirem normas elementares de estabilidade, fundamentais para a segurança de qualquer embarcação.

A segurança de uma embarcação, seja ela de recreio,pesca, de apoio marítimo, de transporte fluvial ou qualquer outro tipo de atividade depende, primordialmente, de que ela não seja sobrecarregada deixando de ter uma borda livre segura ou que se evite a colocação de pesos altos elevando de forma perigosa e descuidada o centro de gravidade do barco.

Além disso há que se estar permanentemente, atentos para os perigosos efeitos de "superfície livre", responsável direto por inúmeros naufrágios. Um Comandante deve ter pois a preocupação maior de assegurar a estabilidade do seu barco mantendo-a, quer no porto, quer no mar com uma adequada reserva de flutuabilidade de forma que ela possa, inclusive, no surgimento de situações de mau tempo, enfrentá-las e vencê-las.

Nestas palavras iniciais desejo ainda reiterar meus agradecimentos a Diretoria de Portos e Costas, mais uma vez presente de forma afirmativa em minha vida profissional e, muito particularmente, ao meu amigo de muitos anos, "doublé" de exímio homem do mar e competentíssimo "navegador" das diversas "bacias jurídicas e de seus inúmeros canais" Expedito José Pinheiro Damasco por seu decidido apoio quando resolvi escrever este livro e por sua pronta e fraterna aceitação quando convidei-o a fazer a sua apresentação.

Finalmente, mais uma vez, peço aos meus leitores que façam as suas críticas e observações, fundamentais que serão, para que este "Estabilidade para Embarcações até 300 AB", possa ter eventuais imperfeições ou omissões corrigidas e perfeitamente "aprumado e trimado", torne-se um instrumento cada vez mais eficaz para o aumento da Segurança da Vida Humana no Mar.
Geraldo Luiz Miranda de Barros
Capitão-de-Mar-e-Guerra (Ref)
Rio de Janeiro, 01 outubro de 2004

Cap 01 - Conheça o Mar

o O Mar
o Introdução
o Salinidade
o Temperatura
o Densidade
o Pressão
o Luz
o Marés
o Ondas
o Vento

Cap 02 - Princípios de Estabilidade - Considerações Iniciais

o Princípio de Arquimedes
o Calado e Escala de Calado
o Borda Livre e Reserva de Flutuabilidade
o Equilíbrio Estável, Neutro e Instável
o O Estudo da Estabilidade - Algumas Considerações
o Adendoí Cap 2 - Definições e generalidades

Cap 03 - A Estabilidade e seus Fatores Mais Importantes

o Fatores Mais Importantes
o O Efeito do Casco sobre a Navegabilidade
o Estanqueidade
o Os Embornais e Outras Saídas de Água
o Um Cenário Hipotético
o Algumas Considerações Importantes
o Adendo l Cap 3 - Conceito e Definições Importantes


Cap 04 - Flutuabilidade e Flutuação

o Centro de Carena ou de Flutuação
o Densidade e Calado
o Cálculo do Deslocamento
o Permissividade para Água Doce (FWA, Fresh Water
Allowance)
o Toneladas por Centímetros de Imersão (TPC)
o Marcas do Calado
o Linhas de Carga
o Adendo l Cap 4 - Tabela de Deadweight

Cap 05 - A Movimentação de Pesos e seus Efeitos

o O Efeito da Adição de Pesos
o O Efeito da Retirada de Pesos
o O Efeito da Mudança de Pesos a Bordo
o Momentos
o Momentos Verticais
o Angulo de Adernamento
o Pesos Suspensos
o Adendo l Cap 5 - O peso e a Estabilidade

Cap 06 - A Embarcação Estável

o O Adernamento
o O Braço de Endireitamento
o O Metacentro
o Altura Metacêntrica
o Barcos "Duros" e Barcos "Doces"
o Alterações de Estabilidade Durante a Viagem
o Um Exemplo: A Viagem de um Barco de ?esca
o Aumento de Peso por Gelo
o Período de Balanço
o Teste de Balanço

Cap 07 - A Superfície Livre e seus Efeitos

o O Efeito de Superfície Livre
o Tanques Incompletos
o Minimização do Efeito de Superfície Livre
o Os Perigos da Navegação em Lastro
o Pescado no Convés e Cargas a Granel


Cap 08 - A Embarcação Instável

o Instabilidade
o Equilíbrio Instável
o Ângulo de Banda Permanente
o Equilíbrio Neutro
o Correção do Ângulo de Banda Permanente
o Adendo l Cap 8 - A estabilidade de Monocascos

Cap 09 - A Estabilidade em Grandes Ângulos de Adernamento

o A Estabilidade Transversal em Grandes Ângulos de
Adernamento
o As Curvas de Estabilidade Estática
o Examinando a Curva de Estabilidade Estática
o Fatores que Afetam o Formato da Curva de
Estabilidade Estática
o Curva de Estabilidade para Navios Instáveis
o Curva de Estabilidade de um Navio em Situação
Neutra
o Critérios de Estabilidade da IMO
o Braços de Inclinação ou de Adernamento
o Estabilidade no Mar
o Cálculo das Curvas de Estabilidade
o Curvas Cruzadas de Estabilidade
o As Regras de Simpson
o Adendo l Cap 9 - Avaliando a Estabilidade
o Adendo 2 Cap 9 - Teste de Inclinação
o Adendo 3 Cap 9 - Ângulo de Inclinação e Ajuste de
Velas

Cap 10 - A Estabilidade Longitudinal

o Considerações Iniciais
o O Centro de Flutuabilidade (F) e o Centro
Longitudinal de Flutuação (B)
o Uso da Tabela Hidrostática
o Estabilidade no Mar
o Na Crista da Onda
o O Risco de Emborcamento
o Atravessar ao Mar
o Embarcações com Cascos Múltiplos
o Alterações de Estabilidade ao Longo da Vida de um
Navio
o Adendo l Cap 10 - Trim e Problemas Relacionados

Cap 11 - A Estabilidade em Avaria

o O Barco Avariado
o Agua Aberta
o Agua Aberta em Compartimento Central
o Agua Aberta em Compartimento Lateral
o Agua Aberta em Compartimento em uma
Extremidade
o Permeabilidade
o Acesso Restrito de Água
o Ação a ser Tomada em Caso de Água Aberta
o Navios Especiais
o Docagem ou Colocação em Carreira

Cap 12 - Esforços e a Resistência Longitudinal do Casco

o Classificação dos Esforços em uma Embarcação
o Esforços Estruturais Longitudinais
o Esforços Estruturais Longitudinais no Mar
o Alquebramento
o Contra-Alquebramento ou Tosamento
o Esforços Estruturais Transversais
o Esforços Locais
o Verificação dos Esforços na Prática

Cap 13 - Informações Sobre Estabilidade Disponível a Bordo

o Apresentação
o Utilização dos Dados Simplificados
o Adendo l Cap 13 - Apresentação simplificada da
estabilidade do BP "Tamar".

Cap 14 - Banco de Questões

Especificação
Já há algum tempo face às dificuldades de termos publicações sobre Estabilidade de Embarcações que se adequassem as necessidades básicas dos diferentes públicos envolvidos em estudar tal assunto e estimulado pela Diretoria de Portos e Costas do Comando da Marinha decidi enfrentar a tarefa de produzir tal documento.

Tal publicação deveria servir de orientação inicial para os estudantes de nossas Marinhas de Guerra e Mercante, bem como, para os nossos amadores náuticos e comandantes e tripulantes dos nossos barcos de pesca e transportes fluviais onde encontramos o maior índice de acidentes marítimos - muitos deles com perdas de vida - por não seguirem normas elementares de estabilidade, fundamentais para a segurança de qualquer embarcação.

A segurança de uma embarcação, seja ela de recreio,pesca, de apoio marítimo, de transporte fluvial ou qualquer outro tipo de atividade depende, primordialmente, de que ela não seja sobrecarregada deixando de ter uma borda livre segura ou que se evite a colocação de pesos altos elevando de forma perigosa e descuidada o centro de gravidade do barco.
Comentários

Katia de Barros de Lacerda

Meus parabéns! Adorei o livro! Conteúdo técnico excelente!!! Com didática única!